Aqui é onde a terra se despe
e o tempo se deita..

(Mia Couto, A Varanda do Frangipani)

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Celas de Papel - Uili Bergamin


  O dom literário é inato? Somerset Maugham pensa afirmativamente, e que, portanto não pode ser adquirido ( Décio Osmar Bombassaro). A literatura de Uili é um exemplo clássico dessa afirmação. Claramente arrebatado pelo amor à leitura e escrita, ele tem muito o que nos contar e sabe como colocar as palavras respeitosamente no papel. 
  Com uma poética vasta e rica, nos leva para o centro de suas estórias, colocando personagens Shakesperianos mesclados com vida real, dando liberdade a contos sensíveis e que me fizeram acreditar em uma literatura de valor, possível em nosso tempo. Literatura de vanguarda. Orgulho desse meu conterrâneo. Obrigada Uili.

Em Celas de Papel destaco:

" (...) Creio que poderíamos ter sido felizes juntos. Mas falo dessa felicidadezinha que nós conhecemos ou almejamos. Bem, essa felicidadezinha não servia para ela. Não para ela. A felicidade minha também não era a felicidade dela. Ela queria mais. Queria a felicidade original. Queria que o vento a levasse longe. Ver estrelas que outros olhos não a teriam deixado. A vida plena. Livre. Quanto a mim, creio que nunca mais seria feliz. Até porque, como li certa vez: " Nada é mais fatal para a felicidade que a lembrança da felicidade." 
   Levei anos para compreendê-la. Oh! mal entendido cruel! Oh! teimoso e involuntário exílio do peito amantíssimo! Duas lágrimas indômitas escorrem agora de cada lado de meu nariz. Peguei várias vezes o violino e tentei tocar qualquer coisa. Qualquer coisa que não fosse Vivaldi. Mas agora está tudo em paz. Tudo ótimo. Acaba a luta. Finalmente logrei a vitória sobre mim mesmo. Eu a amo."

"  E se você lesse?
E se você acreditasse?
E se, acreditando, no fundo
dos seus devaneios, você
vivesse realmente aquilo?
E se, ao despertar, você
tivesse de fato vivido aquilo?
Ah! e, então? "

Um livro para domingos solitários. Para lembrar da literatura do Bardo em tempos atuais.
Um bom livro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque uma margarida nessa pulseira, vou gostar.