Aqui é onde a terra se despe
e o tempo se deita..

(Mia Couto, A Varanda do Frangipani)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A arte de ser leve - Leila Ferreira




  Li esse livro no último sábado. Confesso que escolhi pelo conjunto capa + título + intuição boa; não conhecia a autora e nem tinha lido nada à respeito da obra. E foi uma leitura deliciosa do início ao fim.

  A jornalista e escritora Leila Ferreira, discute temas como gentileza, felicidade, desaceleração e bom humor com uma sensibilidade ímpar. Dei muita risada e por vezes me emocionei durante a leitura. Como sugere o título, um livro leve, mas que consegue ser profundo o suficiente para provocar boas reflexões.

  Não é de maneira alguma um livro de auto ajuda, e sim uma reunião de entrevistas com pessoas que criaram maneiras de tornar suas vidas e a vida em seu entorno um pouco menos carregada. Pontuada de exemplos concretos do bem que a dieta pode fazer ao espírito, a autora viaja por entre os vários caminhos possíveis para tentar chegar ao ponto escolhido com um pouco menos de bagagem.

*
" Há tempos brinco com minhas amigas obcecadas por dietas sobre o perigo que corremos de emagrecer o corpo e ficar com obesidade mórbida no espírito. Corpos rígidos e enxutos, construídos com disciplina mais do que espartana, circulam num mundo cheio de almas adiposas, engordadas pela autocomplacência. Com o corpo, todo rigor é pouco, mas nos perdoamos com enorme facilidade por nossa impaciência, nossa falta de civilidade, nossa incapacidade de ouvir, nossa rispidez. Achamos natural agir de forma desagradável com os outros porque estamos estressados. Mas nossos comportamentos vão deixando o mundo mais estressante. E não são apenas os outros que nos rodeiam que saem perdendo. O peso na alma afeta profundamente a pessoa que o carrega - ainda que não perceba. Seres que passam a vida arrastando correntes são infelizes. Almas gordas, mais do que intoxicar os outros, intoxicam-se.
*

Um livro para começar ler em uma manhã qualquer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque uma margarida nessa pulseira, vou gostar.