Aqui é onde a terra se despe
e o tempo se deita..

(Mia Couto, A Varanda do Frangipani)

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Amor fora de Hora, um romance


E entre um livro de assunto sério e outro, é sempre bom uma pausa para uma leitura descomprometida e gostosa. Pelo menos é assim que acontece comigo, enquanto leio um livro mais complexo, leio outro um pouco mas leve, parece que encontro um equilíbrio assim.

Amor fora de hora é exatamente esse tipo de livro, leve, divertido, inteligente, bem humorado, um romance delicado, daqueles que nos fazem sorrir ao final de cada capítulo.

É a história de uma bibliotecária viúva, elegante,  jovem e muito culta que apaixona-se por um fazendeiro daqueles bem broncos, rústico, que não gosta da vida na cidade e nem entende nada de literatura. Juntos tecem um romance pontuado de situações hilárias e bastante reais.

O cenário do encontro não poderia ser mais inusitado, o cemitério, onde estão enterrados o marido de Desirré e a mãe de Benny. Não é um romance comum, Um choque de culturas, um amor terno e espontâneo. Digamos que seja bastante agitado. 

Literatura Sueca moderna da melhor qualidade. A autora Katarina Mazetti já foi professora, jornalista e radialista, é autora de 20 livros e Amor fora de Hora é seu aclamado sucesso internacional. Traduzido para 28 idiomas, filmado na França e se tornou musical.

Um livro para ler em um final de semana de verão.



Fragmentos:

"  Tiro minha agenda do bolso. É um caderninho azul com encadernação firme e sobre o qual, no lado da frente, há uma ilustração de um barco a vela sobre um mar reluzente. E ai então escrevo:
  -Com certeza as bordas das feridas lutam para se fechar, até o relógio quer que lhe deem corda...
  Na verdade, eu não acredito que estou fazendo " poesia" em minha agenda. Estou apenas tentando apanhar a vida em imagens. Faço isso todo dia, mais ou menos assim como outras pessoas escrevem listas de tarefas para organizar o dia a dia. Ninguém precisa ler isso um dia - eu também não conto às pessoas sobre os meus sonhos. Cada um tem seu próprio método para dominar a vida. "

"  Naquele outono, li autobiografias e livros de fantasia que, na melhor da hipóteses, tinham um efeito anestésico - como se eu mergulhasse em mundos desconhecidos. E quando, de repente, os livros chegaram ao fim, fiquei deitada cansada e trêmula no canto do sofá, como depois de um naufrágio jogada na margem, à beira-mar. As biografias e os mundos de fantasia me faziam perguntas: Por que você está viva, o que faz da sua vida, tão frágil, incontrolável e curta? "

" A vida ficou muito pequena para mim. Eu poderia ter uma nova. Não faz mal que se for de segunda mão."

" Remendar bolhas de sabão arrebentadas e fazer bonecas sorrirem pode levar algum tempo."







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque uma margarida nessa pulseira, vou gostar.