Aqui é onde a terra se despe
e o tempo se deita..

(Mia Couto, A Varanda do Frangipani)

domingo, 29 de julho de 2012

Férias

  
  Acabaram-se as férias de inverno. Logo é hora de acordar e a rotina das manhãs que iniciam-se muito cedo voltará. Três cafés rápidos, a disputa pelo lugar no banheiro, o preparo dos lanches, a última conferida nas mochilas para ver se está tudo ok. A correria para deixá-los em duas escolas diferentes, em pontos distantes da cidade, no horário certo. 

  Passamos as últimas duas semanas mais próximos, ficamos juntos quase que 24 horas dos quinze dias. Rimos muito, fomos ao cinema, comemos porcarias, passeamos, perdemos nosso Zoé ( o cachorro de estimação ), achamos ele no dia seguinte. Tomamos café mais tarde, trabalhei um pouco menos ( tive muito menos tempo para mim). Eles fizeram torta de bolachas com brigadeiro e confetes de açúcar. Retiramos filmes aos montes e assistimos vários juntos. Não vimos Tv.

  Um tempo precioso, de descobertas mútuas. Um tempo único e gratificante. Eles escolheram estar comigo mesmo eu não podendo mudar muito minha rotina. Eles entenderam-me e estiveram presentes. Foram nossas primeiras férias completas juntos. Foram os dias mais simples e mais cheios de importância de que consigo lembrar-me. Singelezas.

  Agora, eles dormem na ansiedade da volta às aulas; eu fico com o sentimento de gratidão por ter conseguido lembrar (mesmo no meio dessa bagunça toda que é a vida de uma mãe que cria os filhos sozinha ) que a qualidade do tempo é muito mais valiosa do que qualquer presente. 

  Triste saber que alguns abrem mão de tamanha preciosidade. Feliz de mim, que em muitos dias chego no trabalho com o cabelo bagunçado e sem maquiagem ( às vezes não dá tempo ), mas sempre dá tempo de vê-los caminhando seguros na direção de um belo futuro.

  E hoje vai ser assim, atrasada, com o cabelo estranho e feliz. Foram férias lindas!

  

  



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque uma margarida nessa pulseira, vou gostar.