Aqui é onde a terra se despe
e o tempo se deita..

(Mia Couto, A Varanda do Frangipani)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Ex marido não é nada meu!!!


  Uma separação,  sempre vem com bagagens enormes, passa longe de ser fato banal. Mesmo quando se deseja tal acontecimento, somente acontece por inteiro de maneira gradual,  é um processo que só se completa  à longo prazo. Acontece por etapas.
  Comigo aconteceu de maneira mais lenta que o comum, imagino. Meu raciocínio demora para se processar. E da idéia até a ação é um caminho relativamente longo, em se tratando de relacionamentos não acredito em reticências, somente ponto final.
  De um longo relacionamento, que cumpriu todas as formalidades e me trouxe o mais importante que tenho na vida hoje, meus filhos, na teoria não poderia terminar de maneira tempestiva. Na prática acontece de maneira bem diferente. O que mais me impressiona é o fato de ter demorado quase quatro anos para processar todas as etapas, até chegar a separação definitiva. ( chamo relacionamento e não casamento porque tenho uma visão totalmente diferente da Instituição Casamento, tenho muito respeito por ela, e acredito de todo meu coração que pode dar muito certo ).
  Não é culpa de ninguém a não ser minha, por nunca ter percebido a dimensão do que se apresentava. Pulei etapas e fiquei tempo demais parada em outras. Super valorizei alguns problemas e isso me fazia ter dimensionamentos equivocados.
  Observando algumas situação parecidas com a minha, de amigas ou conhecidas próximas, fiz uma listagem das etapas. É uma pequena reflexão na verdade, espero que possa ajudar algumas mulheres a saírem da zona de estagnação, e se alguns homens lerem, também será como forma de revisão de valores.( De qualquer forma espero ajudar ).

   Até chegarmos a um Ex marido inexistente passamos pelas seguintes etapas:

1º - A decisão de pedir o divórcio : etapa complicada, difícil e frustrante. Se você chegou nela,  seu relacionamento está gravemente doente ( eu não acredito em cura, nos filmes sim, na vida real não creio ser possível verdadeiramente ). Nessa etapa, desistiremos muitas vezes, perdoaremos muito e nos sentimos extremamente cruéis, com o outro e conosco também.  ( Uma etapa solitária )

2°- O pedido : No meu caso foi como se a forma infinita do universo tivesse se potencializado e voltado toda sua força contra mim ( não faço a menor idéia de como sobrevivi ). Conheço histórias um pouco mais leves ( De qualquer forma é um momento que exige muita força ).

3º- Enfrentamentos: Agora o mundo já sabe que você pediu o divórcio, hora de sair e enfrentar, se sobrar alguém do seu lado, agarre-se e aceite toda ajuda possível. ( frequentemente as pessoas do seu circulo de relacionamentos desaparecem nessa hora, a sociedade é machista sim).

4º- Formalidades judiciais: Em casos de divórcios consensuais muitas vezes a mulher abre mão de muita coisa que lhe é direito, para apresar o processo; é uma forma de buscar a libertação. Em processos litigiosos, abre-se mão para tentar acabar com o desgaste ( tentei das duas formas, e mais tarde você se arrependerá de ter aberto mão do que é seu de direito, Não Vale a Pena ). Os direitos são iguais para ambas as partes.

5º- Ajustes: Esse tempo até sair averbação de separação, é um tempo de ajustes, se tiver filhos é a hora de tentar amenizar os danos, um tempo de calmaria no meio da tempestade.

6º- Sou uma mulher livre, e agora?:  Fase estranha, muito estranha, confusa. Bastante peculiar. ( seria muito longo descrever aqui, acho desnecessário, salvo apenas o comentário: é uma fase insana!!)

7º- Correções: Nessa fase, nos damos conta de tudo que abrimos mão, de tudo que deixamos, abrimos mão e agora vamos tentar rever. Provavelmente agora surgem os processos de revisão. (  A expressão : Situação Tragicômica, passa fazer todo sentido!)

8º - Reconstrução: Algum tempo passou-se a agora podemos fazer planos futuros, olhar para o passado sem medo, recomeçar.

9º - Perceber o que incomoda: Agora, com a cabeça fria, depois de tanto suar para viver, começamos a fazer entendimentos, e algo ainda incomoda muito. O Ex marido ainda é muito presente, e não deveria ser. é como uma TPM que não passa, você sabe que tem alguma coisa estranha, mas não reconhece. ( Leva um bom tempo para entender, imagino que muitas mulheres param nessa fase, imaginando ser a última. ).

10º - Ex Marido não existe: O que incomoda é a ligação com a pessoa que não te é querida, não é bem vinda na sua meditação ou na sua roda dos pensamentos. Ex marido é algo inexistente, ele não é nada seu , não pode ser ex, tem que neutralizar essa expressão. A mente não processa a palavra não, ela só entende Marido, Marido. É exatamente isso que atrapalha.... Não é Ex Marido. No meu caso hoje, é apenas alguém que ficou em um passado distante. O Pai dos meus filhos existe sim, Ex marido nunca; não é nada meu.... é uma forma de despreendimento verbal, funciona, me dá verdadeira liberdade. Não participa de nada, não Existe. Não tem influencia sobre meu estado de espírito. Demorei quatro anos para decidir: Não tenho Ex marido. É uma questão de escolha sim, algumas coisas tem importância e outras não merecem nem ser mencionadas... Precisa ter o minimo de competencia para ser Ex alguma coisa.


***
( Ajuda é muito importante em todas as etapas, conversar com pessoas que passam pelo mesmo problema faz muito bem, hj trabalho em uma instituição de ajuda à mulheres que sofreram ou sofrem violência doméstica, se precisarem de ajuda ou informações meu e mail estará disponível sempre. O silêncio só aumenta o problema. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque uma margarida nessa pulseira, vou gostar.